Mundo

Estudantes bloqueiam universidade em Paris contra aumento de matrícula

A partir de 2019, os estudantes que residem foram do Espaço Econômico Europeu (EEE) terão de pagar 2.770 euros anuais para obter uma licenciatura e bacharelado (três anos de estudos universitários), e 3.770 euros anuais, para mestrados e doutorados

Agência France-Presse
postado em 10/12/2018 09:33
[FOTO1]
Nanterre, França - A universidade francesa de Paris-Nanterre foi bloqueada na manhã desta segunda-feira (10/12) por estudantes que reclamam do aumento do preço da matrícula para os alunos não-europeus - informou uma jornalista da AFP no local.

A partir de 2019, os estudantes que residem foram do Espaço Econômico Europeu (EEE) terão de pagar 2.770 euros anuais para obter uma licenciatura e bacharelado (três anos de estudos universitários), e 3.770 euros anuais, para mestrados e doutorados.

Até então, esses alunos pagavam o mesmo que os europeus, ou seja, 170 euros por ano para licenciatura e bacharelado, 243 euros por ano, para mestrado, e 380, para o doutorado.

No campus da universidade de Paris-Nanterre, na periferia de Paris, a maioria dos edifícios estava com seu acesso bloqueado desde as 5h GMT (3h no horário de Brasília) com cadeiras, mesas e grades.

Vários grupos de pessoas faziam piquetes em frente aos edifícios para evitar a entrada de estudantes e professores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação