Mundo

União Europeia diz que não vai 'renegociar' acordo do Brexit

A declaração foi anunciada pela porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva, que disse que o acordo que existe é "o melhor possível"

Agência France-Presse
postado em 10/12/2018 09:55
A declaração foi anunciada pela porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva, que disse que o acordo que existe é
Bruxelas, Bélgica - A União Europeia (UE) não vai "renegociar" o acordo de divórcio firmado com o Reino Unido - advertiu nesta segunda-feira a porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva, na véspera de uma votação crucial do Parlamento britânico sobre o pacto.

"Temos um acordo sobre a mesa (...) Este acordo é o melhor e o único possível. Não vamos renegociar. Nossa posição não mudou", disse Mina à imprensa, garantindo que, para Bruxelas, "o Reino Unido abandonará a UE em 29 de março".
A porta-voz também se referiu a uma conversa, no domingo passado, entre o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, e a primeira-ministra britânica, Theresa May, sobre a situação atual.

Depois da aprovação, em 25 de novembro, por parte dos presidentes europeus do acordo negociado entre Londres e Bruxelas durante 17 meses, este texto se encontra em fase de ratificação, sendo combatido por um Parlamento britânico hostil.

Os partidários de um Brexit duro no Reino Unido consideram que o acordo faz concessões inaceitáveis a seus 27 sócios europeus e querem que May peça uma renegociação durante a cúpula europeia ordinária prevista para quinta e sexta-feiras, em Bruxelas.

Hoje, em sua chegada para a reunião de ministros das Relações Exteriores em Bruxelas, o espanhol Josep Borrell garantiu que este é "o melhor acordo que podem obter".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação