Mundo

Pagamentos a mulheres durante campanha foram legais, diz Trump

Donald Trump afirmou que os pagamentos feitos a duas mulheres para que se mantivessem em silêncio sobre a relação que disseram ter tido com ele, não têm nada de ilegal

Agência France-Presse
postado em 10/12/2018 14:54
Donald Trump afirmou que os pagamentos feitos a duas mulheres para que se mantivessem em silêncio sobre a relação que disseram ter tido com ele, não têm nada de ilegal
Washington, Estados Unidos - O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (10) que os pagamentos feitos a duas mulheres durante a campanha de 2016, para que se mantivessem em silêncio sobre a relação que disseram ter tido com ele, não têm nada de ilegal.

Esta é sua primeira reação ao assunto desde que o procurador-geral de Nova York publicou, na sexta-feira, documentos judiciais que apontam pela primeira vez diretamente para o presidente sobre pagamentos feitos a Karen McDougal, uma modelo da Playboy, e a Stormy Daniels, uma atriz pornô.

Insistindo mais uma vez em que "NÃO HOUVE CONLUIO" entre sua equipe de campanha e a Rússia antes da eleição presidencial de 2016, Trump tuitou: "Aí agora os democratas vão por uma simples transação privada, chamando-a equivocadamente de contribuição de campanha... não foi isso".

A transação, acrescenta, "foi feita corretamente por um advogado".

"Se houver um erro, é responsabilidade do advogado, não minha", continuou o magnata, voltando a acusar seu ex-advogado Michael Cohen de "mentir simplesmente para aliviar sua sentença". Também voltou a denunciar "uma caça às bruxas".

De acordo com os documentos publicados na sexta, este outrora homem de confiança de Trump, que chegou a um acordo de cooperação com o procurador especial Robert Mueller, "desempenhou um papel central" para impedir que as duas mulheres contassem publicamente sua história.

"Como o próprio Cohen reconheceu, para ambos os pagamentos, ele agiu em coordenação e sob a direção" do candidato Trump, revelam o documentos.

Segundo o procurador de Nova York, "em relação aos dois pagamentos, Cohen agiu com a intenção de influenciar as eleições presidenciais de 2016", com o que seriam financiamentos ilegais de campanha.

A equipe do procurador de Nova York trabalhou em conjunto com Mueller e considerou que os atos do ex-advogado representam um "comportamento criminal grave". Nesse sentido, pediram uma pena de prisão representativa que será estabelecida na próxima quarta, quando um tribunal anunciar sua decisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação