Mundo

Governo espanhol ameaça assumir garantia da ordem na Catalunha

O ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, alertou seu homólogo catalão que se a polícia regional não exercer as funções que constitucional, estatutária e legalmente lhe cabem, as forças de segurança do Estado vão intervir

Agência France-Presse
postado em 11/12/2018 10:11
The new Spanish interior minister Fernando Grande-Marlaska attends the portfolio handover ceremony at the Interior Ministry headquarters in Madrid on June 7, 2018. King Felipe VI today swore in Spain's new pro-EU government with a record 11 women members including in key posts such as defence and economy, and six male ministers. / AFP / OSCAR DEL POZO
Madri, Espanha - O governo espanhol advertiu as autoridades separatistas da Catalunha de que assumirá a manutenção da ordem na região, se a administração local não for capaz de garanti-la, depois que ativistas separatistas bloquearam uma autoestrada.

Em carta divulgada na segunda-feira à noite, o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, alertou seu homólogo catalão que, se a polícia regional não exercer "as funções que constitucional, estatutária e legalmente lhe cabem", as forças de segurança do Estado vão intervir.

A advertência foi publicada nas primeiras páginas da imprensa espanhola. A carta menciona um bloqueio de 15 horas, sábado, na autoestrada AP-7, que une a costa mediterrânea espanhola com a França por parte de militantes radicais dos Comitês de Defesa da República (CDR), grupos criados para forçar a ruptura com a Espanha.

Seguindo o modelo dos "coletes amarelos" que protestam desde meados de novembro na França, os CDRs depois ergueram barreiras, sem que a polícia catalã, os Mossos d;Esquadra, interviesse.

Na segunda-feira (10/12), em Bruxelas, o ministro espanhol das Relações Exteriores, Josep Borrell, afirmou que "não é normal, em um país moderno e civilizado, que as autoestradas sejam interrompidas durante 15 horas porque 200 pessoas quiseram manifestar seu protesto".

A Catalunha, o País Basco e Navarra são as três regiões espanholas que dispõem de sua própria polícia. No restante do território, a ordem é garantida pela Polícia Nacional e pela Guarda Civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação