Mundo

Canadense detido em Pequim teria violado lei da ONGs, diz China

A detenção do canadense coincide com as ameaças de represália de Pequim ao Canadá pela prisão, nesse país, e a pedido dos Estados Unidos, de Meng Wanzhou, a diretora financeira da empresa de telecomunicações chinesa Huawei

Agência France-Presse
postado em 12/12/2018 09:37
Undated portrait picture released on December 11, 2018 in Washington by the International Crisis Group of former Canadian diplomat Michael Kovrig. The Canadian former diplomat has been detained in China, the ICG where he now works said Tuesday, amid Beijing's outrage over the arrest of a senior technology executive. The International Crisis Group said it was aware of reports of the detention of Michael Kovrig, a Chinese-speaking expert who served as a Canadian diplomat in Beijing, Hong Kong and at the United Nations.
Beijing, China - China deu a entender, nesta quarta-feira (12/12), que o canadense detido em Pequim violou uma lei sobre as ONGs, porque a organização para a qual trabalhava não está registrada no país.

O ex-diplomata Michael Kovrig foi detido na segunda-feira à noite pelos serviços de segurança do Estado, informou o International Crisis Group (ICG), com sede em Bruxelas, para o qual trabalhava.

A detenção coincide com as ameaças de represália de Pequim ao Canadá pela prisão, nesse país, e a pedido dos Estados Unidos, de Meng Wanzhou, a diretora financeira da empresa de telecomunicações chinesa Huawei. "Esta organização [ICG] não está legalmente registrada na China e não declarou suas atividades", disse o porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores Lu Kang, em entrevista coletiva. "Por conseguinte, se fazia atividades em território chinês, estava violando a lei", acrescentou.

Trata-se de uma lei adotada em 2016 pelo Parlamento chinês, a qual obriga as ONGs estrangeiras a declararem, previamente, suas atividades na China e a passarem por um complexo processo para se registrarem. Eventualmente, os jornais oficiais chineses definem as ONGs estrangeiras como uma cobertura para espionagem.

Michael Kovrig é um especialista em nordeste asiático que foi diplomata em Pequim, Hong Kong e na ONU. Hoje, goza de licença não remunerada e não tem status diplomático, disse à AFP uma autoridade do governo canadense que pediu para não ser identificada. Desde fevereiro de 2017 ele trabalha em tempo integral para o ICG.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação