Mundo

Alemanha legaliza terceiro gênero nas certidões de nascimento

Outros países da Europa também estão no caminho para o reconhecimento de um terceiro sexo, como a Holanda ou a Áustria

Agência France-Presse
postado em 14/12/2018 11:40
(Arquivos) Nesta foto arquivo tirada em 10 de maio de 2016, um sinal de gênero neutro é visto ioutside um banheiro no restaurante Oval Park Grille em Durham, Carolina do Norte. O parlamento alemão aprovou durante a noite de 14 de dezembro de 2018 uma lei que permite uma terceira opção de gênero em certidões de nascimento para pessoas que não são distintamente masculinas ou femininas. Além de
Berlim, Alemanha - A Alemanha legalizou nesta sexta-feira (7/12) um "terceiro gênero" nas certidões de nascimento, tornando-se um país precursor na Europa em reconhecer pessoas intersexuais.

Junto com "masculino" ou "feminino" poderá ser incluído o termo "diverso" para certas pessoas, de acordo com o texto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados. O governo de coalizão entre os conservadores de Angela Merkel e os social-democratas aplica, assim, uma decisão do Tribunal Constitucional de 2017.

A mais alta jurisdição alemã deu aos deputados "até o final de 2018" para votar pela legalização de um terceiro sexo. Outros países da Europa também estão no caminho para o reconhecimento de um terceiro sexo, como a Holanda ou a Áustria.

Segundo as estatísticas das Nações Unidas, entre 0,05% e 1,7% da população mundial é intersexual, com algumas características biológicas femininas e outras masculinas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação