Publicidade

Correio Braziliense

Trump aceita fechar sua fundação, anuncia procuradora de NY

Donald Trump aceitou fechar a sua fundação de caridade, a Trump Foundation, acusada de "persistente conduta ilegal"


postado em 18/12/2018 15:38

Segundo a Justiça, a fundação era usada pelo bilionário para pagar despesas pessoais(foto: AFP)
Segundo a Justiça, a fundação era usada pelo bilionário para pagar despesas pessoais (foto: AFP)
 
Nova York, Estados Unidos - O presidente americano, Donald Trump, aceitou fechar a sua fundação de caridade, a Trump Foundation, acusada de "persistente conduta ilegal", anunciou nesta terça-feira (18) a procuradora-geral de Nova York, Barbara Underwood.

Underwood informou que a fundação será dissolvida e seus bens serão distribuídos entre outras obras de caridade.

"É uma importante vitória para o império da lei, deixando claro que as regras são iguais para todos", afirmou a procuradora em um comunicado.

Segundo a Justiça, a fundação era usada pelo bilionário para pagar despesas pessoais. 

Underwood acusa a fundação de ser um "modelo escandaloso de ilegalidade, de coordenação ilegal com a campanha presidencial, além de autogestão reiterada e deliberada".

"Isto é o mesmo que dizer que a Fundação Trump funcionava como um talão de cheques a serviço dos interesses econômicos e políticos de Trump", afirmou no comunicado.

Underwood iniciou um processo legal contra a Trump Foundation em junho, acusando-a de "comportamento ilegal persistente".

O processo, que continuará apesar da decisão de dissolver a entidade, reclama milhões de dólares em indenizações e multas, enquanto tenta proibir Trump, seus filhos Eric e Don Jr., e sua filha Ivanka, de fazer parte dos conselhos de outras instituições de caridade em Nova York.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade