Agência Estado
postado em 18/12/2018 17:25
O presidente americano, Donald Trump, aceitou fechar sua fundação de caridade, a Trump Foundation, acusada de "persistente conduta ilegal", anunciou nesta terça-feira, 18, a procuradora-geral de Nova York, Barbara Underwood.
Barbara, que é democrata, informou que a fundação será dissolvida e seus bens serão distribuídos entre outras obras de caridade. O acordo, no entanto, ainda precisa ser aprovado por um juiz do Estado de Nova York.
"É uma importante vitória para o império da lei, deixando claro que as regras são iguais para todos", afirmou a procuradora em um comunicado.
Segundo a Justiça, a fundação era usada pelo bilionário para pagar despesas pessoais e também ajudou a alavancar sua campanha presidencial, em 2016.
A Casa Branca e um advogado da Fundação foram contactados, mas ainda não comentaram o acordo. Anteriormente, Trump já havia dito que o processo movido por Barbara era uma "invenção de uma democrata desprezível de Nova York".
O acordo foi anunciado pouco menos de um mês depois de o juiz Saliann Scarpulla, de Nova York, rejeitar uma moção do presidente para encerrar o processo. (Com agências)