Publicidade

Correio Braziliense

Putin apoia a decisão de Trump de retirar tropas americanas da Síria

Num gesto inesperado, Trump anunciou ontem que os EUA vão retirar cerca de 2 mil militares do norte da Síria nas próximas semanas. Segundo ele, as tropas cumpriram seu objetivo de derrotar o Estado Islâmico


postado em 20/12/2018 09:44 / atualizado em 20/12/2018 10:20

(foto: Brendan Smialowski / AFP)
(foto: Brendan Smialowski / AFP)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (20/12) que apoia a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar as tropas americanas da Síria, acrescentando que o foco agora deverá ser encontrar uma solução política para a crise do país do Oriente Médio.


"Se os EUA querem retirar seu contingente, isso é correto", disse Putin durante coletiva de imprensa anual, em Moscou.

Num gesto inesperado, Trump anunciou ontem que os EUA vão retirar cerca de 2 mil militares do norte da Síria nas próximas semanas. Segundo ele, as tropas cumpriram seu objetivo de derrotar o Estado Islâmico.

Putin disse "concordar totalmente com Donald" que o Estado Islâmico foi derrotado militarmente, mas ressaltou haver riscos de que ex-combatentes do grupo se desloquem para países vizinhos. Ele afirmou, porém, estar cético de que os EUA retirarão todas as suas tropas da Síria, dado o histórico dos americanos de se envolverem em situações difíceis no Oriente Médio. "Os EUA ficaram no Afeganistão por 17 anos e, todos os anos, eles anunciam uma retirada e eu não vejo sinais de que eles estão saindo", comentou Putin. Fonte: Dow Jones Newswires.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade