Mundo

EUA não quer ser polícia do Oriente Médio, diz Donald Trump

Na quarta-feira (19/12), o presidente americano ordenou a retirada das tropas americanas mobilizadas na Síria, estimando ter vencido o grupo extremista Estado Islâmico (EI), uma decisão que causou espanto e provocou críticas até mesmo de membros do seu próprio campo

Agência France-Presse
postado em 20/12/2018 12:20
EUA não quer ser polícia do Oriente Médio, diz Donald Trump
Washington, Estados Unidos - Os Estados Unidos não querem ser a "polícia do Oriente Médio", escreveu no Twitter nesta quinta-feira (20/12) o presidente Donald Trump, defendendo a sua polêmica decisão de retirar as forças americanas da Síria.
"Por que os Estados Unidos iriam querer ser a polícia do Oriente Médio para não obter NADA e investir vidas valiosas, e bilhões de dólares, para proteger outros que, em quase todos os casos, não gostam do que estamos fazendo? Queremos ficar lá para sempre? É hora de outros finalmente lutarem...", tuitou.

"Deixar a Síria não é uma surpresa. Faço campanha para isso há anos e há seis meses, quando tinha dito publicamente que queria isso, aceitei ficar mais tempo", explicou.

Na quarta-feira (19/12), o presidente americano ordenou a retirada das tropas americanas mobilizadas na Síria, estimando ter vencido o grupo extremista Estado Islâmico (EI), uma decisão que causou espanto e provocou críticas até mesmo de membros do seu próprio campo.

"Rússia, Irã, Síria e muitos outros são os inimigos locais do Estado Islâmico. Estamos fazendo o trabalho deles. É hora de voltar para casa", ressaltou no Twitter, acrescentando que esses mesmo países "estão contentes com a partida dos Estados Unidos, apesar do que dizem as mídias de Fake News, porque agora vão ter que combater o EI e outros, que eles detestem, sem a gente".

"Eu estou construindo, de longe, o Exército mais poderoso do mundo. Se o EI nos atingir, estará condenado", martelou.

O anúncio surpresa da retirada americana da Síria, que transforma profundamente o equilíbrio de forças neste país onde a Rússia atua, causou certa confusão, reforçando a imagem de um presidente isolado sobre essa questão dentro de sua própria administração.

No exterior, a França, o Reino Unido e a Alemanha, aliados dos Estados Unidos na luta contra o EI, reagiram fortemente nesta quinta-feira a esta decisão, enquanto a Rússia a apoiou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação