Mundo

EUA investiga Airbus por irregularidades em suas transações

A Airbus está sendo investigada por irregularidades nas transações, fatos que a própria companhia denunciou em 2016 às autoridades britânicas e francesas

Agência France-Presse
postado em 20/12/2018 16:02
A Airbus está sendo investigada por irregularidades nas transações, fatos que a própria companhia denunciou em 2016 às autoridades britânicas e francesas
Paris, França - A Airbus assegurou nesta quinta-feira estar cooperando com as autoridades dos Estados Unidos que, segundo revelou o jornal Le Monde, abriram um processo judicial contra a fabricante de aviões por irregularidades em suas transações.

Esta investigação contra a fabricante europeia de aviões se soma às que já estão sendo realizadas pela procuradoria financeira (PNF) na França e pelo escritório de combate à fraude (SFO) da Grã Bretanha.

A Airbus "coopera com as autoridades americanas em estreita coordenação" com a PNF na França e com o SFP no Reino Unido", afirmou a companhia nesta quinta-feira.

"A empresa está sob um novo processo judicial, lançado desta vez pela procuradoria americana, o temido Department of Justice (DoJ), o braço armado dos Estados Unidos para perseguir, em seu território e no exterior, as empresas sob suspeita de práticas inapropriadas", escreveu o Le Monde.

"É sabido que a Airbus está sendo investigada e por isso não pode comentar os processos em curso", indicou o comunicado da companhia.

Segundo o Le Monde, "o DoJ esperou vários meses antes de prevenir o grupo aeronáutico europeu sobre as investigações", que começaram oficialmente no final de 2017.

A Airbus está sendo investigada pela PNF e pelo SFO por irregularidades nas transações, fatos que a própria companhia denunciou em 2016 às autoridades britânicas e francesas.

Em seus documentos financeiros de 2017, a Airbus se limitou a dizer que as autoridades americanas "pediram informação" sobre a investigação SFO/PNF que poderia afetar a jurisdição dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação