Mundo

Estrangeiro comete o assalto a banco mais 'tolo' da história da Noruega

Criminoso usou arma para levar uma soma de dinheiro, mas esqueceu-se do plano de fuga; cidade pequena e cercada de neve só tem aeroporto como forma de entrar e sair

Agência France-Presse
postado em 21/12/2018 17:19
Criminoso usou arma para levar uma soma de dinheiro, mas esqueceu-se do plano de fuga; cidade pequena e cercada de neve só tem aeroporto como forma de entrar e sair
Considerado o estabelecimento mais setentrional do mundo, o banco de Longyearbyen, no arquipélago norueguês de Svalbard, foi alvo de um assalto à mão armada nesta sexta-feira (21/12), cujo autor foi rapidamente preso - informaram as autoridades locais.

Tratou-se do primeiro assalto a um banco nesse território norueguês, localizado a cerca de mil quilômetros do polo norte.

"Houve um assalto à mão armada às 10h40 (7h40 de Brasília)", disse à AFP Terje Carlsen, porta-voz do governador local. "Um homem com uma arma pegou uma soma de dinheiro. Foi detido com bastante rapidez" no centro de Longyearbyen, acrescentou.

As autoridades se recusaram a divulgar a identidade do suspeito, a soma roubada - recuperada em sua casa - e a arma usada. A polícia afirmou posteriormente que se trata de um estrangeiro de passagem pelo arquipélago. Ele foi enviado para Troms;, cidade no norte da Noruega continental, para ser colocado em detenção provisória.

As chances do assaltante eram mínimas: em Longyearbyen, a capital de Svalbard, todo mundo se conhece, e o aeroporto é quase a única saída. No arquipélago, vivem cerca de 3.000 habitantes, 2.000 deles em Longyearbyen, e tantos outros ursos polares.

Nesta época do ano, as temperaturas podem cair para -20;C.

Nas redes sociais, vários internautas zombaram do episódio. "O assalto a banco mais tolo da história da Noruega?", dizia um deles no Twitter. "Ele provavelmente esqueceu de pensar em seu plano de fuga", ironizou outro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação