Mundo

Venezuela acusa a Guiana de violar sua soberania

O texto oficial chama o ocorrido de "flagrante violação da soberania" e diz que protocolos internacionais serão aplicados

Agência Brasil
postado em 24/12/2018 09:28
O texto oficial chama o ocorrido de
O governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusa a Guiana de violar sua soberania após a incursão de dois navios contratados pela transnacional ExxonMobil, que teriam invadido águas jurisdicionais há 24 horas. O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, fez a acusação em sua conta no Twitter.

"Dada à flagrante violação de nossa soberania por navios de exploração de petróleo contratados pela Guiana, a Marinha Bolivariana começou a aplicar os protocolos pertinentes, com rigor e estrita adesão a acordos e tratados internacionais."

Arreaza compartilhou o comunicado oficial em que a Venezuela informa que a ;violação é inaceitável;, pois atinge a ;soberania nacional". Também reitera a necessidade de a Guiana restabelecer o diálogo direto com as autoridades venezuelanas sobre o tema.

O texto oficial chama o ocorrido de ;flagrante violação da soberania; e diz que protocolos internacionais serão aplicados. De acordo com o comunicado, a Secretaria-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) foi informada sobre o episódio.

*Com informações da AVN, agência pública de notícias da Venezuela

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação