Mundo

Veja como acompanhar, pela internet, a viagem do Papai Noel neste Natal

Google e Comando de Defesa Aeroespacial dos EUA mantêm sites que mostram onde está o papai Noel a cada minuto e calculam quantos presente foram entregues

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 24/12/2018 15:26
Papai Noel sobre mapa da Ásia
A internet se transformou, nos últimos anos, em poderosa aliada dos pais que querem cultivar nos filhos a imagem do Bom Velhinho. Criados pelo Google e pelo Comando de Defesa Aeroespacial Norte-americano (Norad, na sigla em inglês), dois sites mostram o percurso do Papai Noel ao redor do mundo, apontando para o internauta em que posição do globo ele e suas renas estão a cada instante.

O serviço do Norad pode ser acompanhado no site www.noradsanta.org. Lá, é possível descobrir em que país o Papai Noel está e observar um contador de quantos presentes já foram entregues. Neste ano, o órgão também preparou uma série de vídeos que retratam a passagem do trenó do Bom Velhinho por importantes monumentos do mundo.

Apesar de agora contar com o suporte da Microsoft, o Norad iniciou o serviço de acompanhamento do Papai Noel muito antes da era da informática. Há 61 anos, um erro de impressão no anúncio de um número de telefone levou crianças a telefonarem para o serviço procurando por Papai Noel. Diante da confusão, o oficial de serviço naquele dia pediu à sua equipe que atualizasse as crianças sobre a localização do Papai Noel, e a tradição evoluiu para o site de rastreamento de Papai Noel do Norad.

Siga o Papai Noel

Jogos e um elfo que é a sua cara

O outro serviço disponível para quem deseja acompanhar o Bom Velhinho é o Siga o Papai Noel, do Google. De forma semelhante ao site do Norad, a plataforma também mostra a caminhada do trenó puxado por renas sobre o globo e calcula a quantidade de presentes já entregues, além de estimar quanto tempo falta para a passagem sobre a cidade do internauta.

Neste ano, o Google preparou também alguns jogos. Em um deles, o usuário precisa acertar os presentes dentro de chaminés. Outra opção para o internauta é construir um elfo com susa características físicas e compartilhar o resultado nas redes sociais. Para acessar o site, basta ir no endereço santatracker.google.com.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação