Mundo

Trump ameaça manter paralisação do governo até ter recursos para muro

A exigência de Trump de construção de uma muralha física na fronteira entre os Estados Unidos e o México, um pilar de sua plataforma eleitoral, tem sido rechaçada pelos democratas e alguns republicanos no Congresso

Agência France-Presse
postado em 26/12/2018 09:11
Trump ameaça manter paralisação do governo até ter recursos para muro
Washington, Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta terça-feira (25/12)que não vai reabrir o governo até obter os 5 bilhões de dólares para financiar o muro fronteiriço que deseja construir na fronteira com o México para conter a imigração ilegal, no quarto dia dos ;shutdown; parcial dos serviços do governo federal.

"Não posso dizer-lhes quando o governo vai abrir", disse o presidente republicano a jornalistas na Casa Branca após sua teleconferência anual de Natal com as tropas americanas. "Posso dizer que não estará aberto até que tenhamos um muro, uma cerca, como queiram chamá-lo", destacou.

A exigência de Trump de construção de uma muralha física na fronteira entre os Estados Unidos e o México, um pilar de sua plataforma eleitoral, tem sido rechaçada pelos democratas e alguns republicanos no Congresso, levando o presidente a repudiar um acordo orçamentário, o que conduziu à paralisação parcial do governo federal por falta de fundos.

Trump reafirmou o que havia dito segunda-feira no Twitter sobre a aprovação de um contrato para a construção de um muro de 185 km de extensão no Texas, embora a Casa Branca não tenha dado detalhes sobre o projeto.

O presidente afirmou que visitará este trecho da fronteira "no fim de janeiro para o início da construção".

"Vai ser construído, com sorte rapidamente", disse.

O líder da bancada democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou no fim de semana que Trump deve abandonar o muro para que o governo federal possa voltar a funcionar com normalidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação