Agência France-Presse
postado em 28/12/2018 10:20
San Roque, Espanha - Mais de 300 migrantes socorridos na semana passada na costa líbia por uma ONG espanhola chegaram nesta sexta-feira (28/12) à baía de Gibraltar (sul da Espanha), onde devem desembarcar após uma travessia pelo mar Mediterrâneo.
Rejeitado por Itália e Malta, o navio da ONG espanhola Proactiva Open Arms entrou às 8H30 locais (5H30 de Brasília) na baía de Gibraltar e deve atracar no porto de Crinavis, município de San Roque. "Bom dia, o Open Arms já está na baía e se dirige ao ponto de atracação do único porto seguro disponível no Mediterrâneo. Missão cumprida", tuitou o fundador da ONG, Oscar Camps.
Os 311 migrantes, originários da Somália, Nigéria, Mali e outros países, serão recebidos pela Cruz Vermelha, que oferecerá roupas, alimentação e assistência médica.
Depois, a polícia deve identificar os migrantes, que serão enviados para diferentes centros de abrigo. O procedimento deve demorar várias horas.
Resgatados no dia 21 de dezembro a bordo de três embarcações precárias, os migrantes foram autorizados no sábado a desembarcar na Espanha pelo governo do primeiro-ministro socialista Pedro Sánchez, depois que foram rejeitados por Itália e Malta.
De acordo com Madri, Líbia, França e Tunísia não responderam ao pedido da ONG após a recusa italiana.