Mundo

Indonésia: deslizamento de terra deixa 15 mortos e 20 desaparecidos

O deslizamento foi provocado por chuva torrencial em uma aldeia montanhosa na ilha de Java, na Indonésia

Agência Estado
postado em 01/01/2019 11:11
O incidente soterrou 30 casas na aldeia de Sirnaresmi, no distrito de Sukabumi, em Java OcidentalUm deslizamento de terra causado por chuva torrencial provocou 15 mortes em uma aldeia montanhosa na ilha de Java, na Indonésia, disseram autoridades do país. O deslizamento ocorreu pouco antes do pôr do sol na segunda-feira (31/12/2018) e soterrou 30 casas na aldeia de Sirnaresmi, no distrito de Sukabumi, em Java Ocidental. Sessenta pessoas que perderam suas casas foram forçadas a se mudar para um abrigo temporário, disse o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

Autoridades lutaram para transportar tratores e outros equipamentos pesados por estradas danificadas. Centenas de policiais, soldados e moradores escavaram os detritos com as mãos e com pás e enxadas, mas a chuva forte atrapalhou os esforços. "A falta de equipamentos, o mau tempo e um apagão prejudicaram nossos esforços de resgate para aqueles que ainda estão desaparecidos", disse Nugroho.

Made Oka Astawa, chefe da divisão de operações da Agência National de Busca e Resgate, disse que seis corpos foram encontrados sob 4 metros de lama com a ajuda de duas escavadeiras que conseguiram chegar à área devastada. Astawa disse que equipes de resgate também retiraram quatro pessoas feridas, incluindo uma criança, que morreu em um hospital.

Vinte moradores do local seguem desaparecidos. O esforço de busca foi interrompido na terça-feira devido à escuridão e às chuvas fortes que tornaram as áreas de deslizamento de terra instáveis. A operação deve ser retomada na quarta-feira. Fonte: Associated Press.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação