Mundo

Maduro chama detenção de chefe parlamentar de 'show'

O presidente venezuelano chamou de "show mediático" a detenção momentânea do chefe do Parlamento, Juan Guaidó, atribuindo-a a uma confabulação entre opositores e agentes de Inteligência corruptos para atacar o governo

Agência France-Presse
postado em 14/01/2019 17:44
O presidente venezuelano chamou de
Caracas, Venezuela - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, chamou nesta segunda-feira (14/1) de "show mediático" a detenção momentânea do chefe do Parlamento, Juan Guaidó, atribuindo-a a uma confabulação entre opositores e agentes de Inteligência corruptos para atacar o governo.

Maduro declarou que o incidente ocorrido no domingo, quando Guaidó se dispunha a liderar um comício nos arredores de Caracas, contou com a "cooperação corrupta e traidora de um grupo de funcionários" do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin). "Ah, que coincidência! Uma câmera perfeitamente apontada (...), profissional, que captura o momento em que o deputado (...) é retido em um ato estranho", observou o presidente durante a apresentação de seu relatório anual de trabalhos ante a governista Assembleia Constituinte.

Maduro assegurou que depois de saber do ocorrido ordenou que os agentes - quatro, segundo informou previamente o governo - "fossem destituídos por se prestarem a um show midiático". "Irei agir assim contra qualquer funcionário que traia o juramento público (...). Mão de ferro contra a corrupção! Mão de ferro contra a traição! Não irei hesitar (...). De cada show sairemos mais fortes", advertiu.

Guaidó, presidente do Parlamento de maioria opositora, foi liberado uma hora depois de sua caminhonete ser interceptada por homens fortemente armados e culpou o governo pela ação.

O presidente venezuelano acusou a oposição de realizar outro "show" no sábado passado, ao danificar, segundo ele, equipamentos de fornecimento de eletricidade e deixar sem luz o Hospital Universitário de Caracas durante várias horas. Os apagões são frequentes no país e, segundo especialistas, se devem à falta de investimento em infraestrutura, corrupção e imperícia. Membros do sindicato de saúde denunciaram que, por causa do corte de energia, duas pessoas morreram e cerca de 100 foram desalojadas.

"Foi um ataque terrorista planejado como um show pelos terroristas que hoje estão no comando da oposição venezuelana. Vamos enfrentá-los severamente e vamos derrotá-los. Terroristas", declarou o presidente. Assim, Maduro fez alusão a Guaidó, que assumiu em 5 de janeiro como chefe do Parlamento e pede apoio do povo e da Força Armada para assumir um "governo de transição" na Venezuela. Guaidó acrescenta que a Constituição lhe permite preencher o vazio de poder que, segundo ele, existe no país devido ao novo mandato de Maduro, iniciado em 10 de janeiro, ser considerado ilegítimo pelo Legislativo e por grande parte da comunidade internacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação