Mundo

Protestos violentos tomam conta de Caracas e cidades da Venezuela

De acordo com organizações não governamentais, mais de 30 manifestações se espalharam pelo país até as primeiras horas desta terça-feira

Agência Brasil
postado em 22/01/2019 13:25
Protestos violentos tomam conta de Caracas e cidades da Venezuela
Várias cidades da Venezuela estão em clima de tensão. Protestos contra o governo do presidente Nicolás Maduro tomaram conta das ruas de Caracas e regiões ao redor da capital. De acordo com organizações não governamentais (ONGs), mais de 30 manifestações se espalharam pelo país até as primeiras horas desta terça-feira (22/1).

A ONG Programa Venezuelano de Educação e Ação em Direitos Humanos (Provea), na sua conta do Twitter, postou imagens em que aparecem veículos e tanques da Polícia Nacional Bolivariana (PNB) em Caracas.

As imagens postadas pela organização mostram pessoas correndo e uso de coquetéis molotov por agentes do Estado. Há ainda imagens de manifestantes ateando fogo na rua.
[VIDEO1]
Os protestos ocorrem às vésperas da chamada jornada antichavismo convocada pelos opositores de Maduro. O presidente da Assembleia Nacional Constituinte (Parlamento), Juan Guaidó, convocou as pessoas para saírem às ruas e pressionar Maduro a deixar o poder, prometendo anistia a servidores civis e militares.

;Os protestos a Oeste de Caracas demonstraram que não há trincheiras para pular. Aqui todos ficamos no mesmo curral: sem luz, sem água, sem remédios, sem gás e com um futuro incerto. Estamos todos submersos nesta crise, menos o usurpador;, afirmou Guaidó na sua conta pessoal no Twitter, referindo-se Maduro como usurpador e das dificuldades vividas por todos no país.

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (21/1) ter esperança que o governo da Venezuela mude ;rapidamente;. Nos últimos dias, ele e sua equipe intensificaram o diálogo em busca de alternativas à crise no país vizinho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação