Publicidade

Correio Braziliense

Reino Unido: protesto mostra riscos do Brexit para paz na Irlanda do Norte

Há uma preocupação em ambos os lados de que uma fronteira vigiada poderia colocar em risco uma coexistência duramente conquistada


postado em 26/01/2019 18:30 / atualizado em 26/01/2019 18:45

Protesto em Newry, perto da borda entre Irlanda e Irlanda do Norte, realizado por grupo anti-brexit:
Protesto em Newry, perto da borda entre Irlanda e Irlanda do Norte, realizado por grupo anti-brexit: "Sem muros", eles pedem (foto: Paul Faith/AFP)
 

 

Centenas de pessoas se reuniram perto da fronteira com a Irlanda para destacar os riscos que o Brexit representa para a paz na Irlanda do Norte.

Os manifestantes se reuniram perto de Newry, na Irlanda do Norte, neste sábado, para rejeitar a possibilidade de uma fronteira "dura" com controles de identificação e controles alfandegários entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda após o Brexit.

Alguns criaram um posto de fronteira falso onde os atores vestidos de soldados e funcionários da alfândega mostravam como essa fronteira protegida poderia se parecer.

Há uma preocupação em ambos os lados de que uma fronteira vigiada poderia colocar em risco uma coexistência duramente conquistada desde que um acordo de 1998 terminou com décadas de confrontos.

Os governos britânico e irlandês não pretendem instalar um controle mais rígido na fronteira, mas a União Europeia disse que isso é inevitável se o Reino Unido deixar a UE sem um acordo. Fonte: Associated Press.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade