Mundo

Guaidó denuncia intimidação das forças de segurança contra sua família

Os EUA, que reconheceram Guaidó como presidente interino, alertaram que haverá 'sérias consequências' se o governo de Nicolás Maduro tomar medidas contra o opositor

postado em 31/01/2019 15:58
Os EUA, que reconheceram Guaidó como presidente interino, alertaram que haverá 'sérias consequências' se o governo de Nicolás Maduro tomar medidas contra o opositor
Caracas, Venezuela - O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, denunciou nesta quinta-feira que as forças especiais de segurança estão perto de sua residência para intimidar sua família e responsabilizou o presidente Nicolás Maduro por sua segurança.

"O FAES (Força de Ações Especiais da Polícia Nacional) está em minha casa, perguntando por Fabiana (a esposa). Neste momento, a ditadura acha que vai nos amedrontar", assegurou o líder opositor, em um ato público no auditório da principal universidade do país, em Caracas.

Guaidó, presidente do Parlamento de maioria opositora, disse que em sua casa está sua filha de 20 meses, e responsabilizou a polícia por "qualquer coisa que possa acontecer com o meu bebê".

Os Estados Unidos, que reconheceram Guaidó como presidente interino, alertaram que haverá "sérias consequências" se o governo de Nicolás Maduro tomar medidas contra o opositor.

"Haverá consequências graves para aqueles que tentarem subverter a democracia e prejudicar Guaidó", advertiu no Twitter o assessor de Segurança Nacional John Bolton, em meio a novas sanções americanas contra a petrolífera estatal venezuelana PDVSA.

Desafiadoramente, o líder parlamentar, de 35 anos, acrescentou: "Daqui eu vou para minha casa". Ao mesmo tempo, ele convidou o corpo diplomático, parlamentares e outras pessoas que participaram da cerimônia para acompanhá-lo.

"Vamos ver o que o FAES quer", disse ele.

Na terça-feira, o Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) proibiu Guaidó de sair da Venezuela e congelou suas contas e ativos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação