Mundo

Papa Francisco faz visita histórica aos Emirados Arabes Unidos

É sua 27ª viagem internacional fora da Itália e a primeira de um papa à Península Arábica

Agência Estado
postado em 04/02/2019 09:00
É sua 27ª viagem internacional fora da Itália e a primeira de um papa à Península ArábicaUma semana após voltar do Panamá, onde presidiu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o papa Francisco desembarcou neste domingo, dia 3, em Abu Dhabi, para uma visita apostólica de três dias aos Emirados Árabes Unidos. É sua 27; viagem internacional fora da Itália e a primeira de um papa à Península Arábica.

A programação é basicamente religiosa. Francisco foi recebido pelo príncipe herdeiro Xheique Mohammed bi Zaied Ala-Nahum e, em seguida, visitou a Grande Mesquita do Sheique Zayed, principal templo muçulmano da cidade. Os Emirados Árabes Unidos são formados por sete Estados com administração autônoma.

O papa se reunirá com líderes muçulmanos para discutir a paz na Península Arábica e celebrará num estádio para um público estimado em 45 mil pessoas. Os Emirados têm 9,5 milhões de habitantes e cerca de 135 mil católicos, a maioria proveniente de países da Ásia, como Filipinas e Índia.

Francisco deverá um apelo aos países árabes em favor da paz no Iêmen, que está cinco anos em guerra com uma coalizão liderada pela Arábia Saudita. A guerra já matou cerca de 85 mil crianças, número divulgado pela ONU e citado ontem pelo papa, na Praça de São Pedro, minutos antes de embarcar no Aeroporto de Fiumicino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação