Mundo

Nayib Bukele é eleito presidente de El Salvador, com 54% dos votos

Ao garantir mais de 50% dos votos, Bukele evitou uma disputa de segundo turno em março. Bukele, de 37 anos, concorreu pelo partido de direita Grande Aliança pela União Nacional

Agência Estado
postado em 04/02/2019 10:30

Salvadorean presidential candidate Nayib Bukele, of the Great National Alliance (GANA), speaks during the closing rally of his campaign in San Salvador, on January 26, 2019 ahead of the first round of the national election on February 3.

Nayib Bukele foi eleito presidente de El Salvador neste domingo (03), segundo declaração do Tribunal Superior Eleitoral do país. Após a apuração de cerca de 90% das urnas, o ex-prefeito de San Salvador venceu com quase 54% dos votos, obtendo mais apoio que seus três principais adversários juntos.


Ao garantir mais de 50% dos votos, Bukele evitou uma disputa de segundo turno em março. Bukele, de 37 anos, concorreu pelo partido de direita Grande Aliança pela União Nacional (Gana)

Os salvadorenhos encerraram a votação para eleger seu novo presidente em clima de tranquilidade, com o ex-prefeito da capital Nayib Bukele que já despontava como favorito pelo partido conservador Grande Aliança pela Unidade Nacional, diante do desgaste dos partidos tradicionais e em meio à persistente violência das gangues.

"A populaçãovotou com tranquilidade, sabendo que seu voto vai ser respeitado", disse o presidente, Salvador Sánchez Cerén, após votar. Foi a sexta eleição presidencial em El Salvador desde o fim em 1992 da guerra civil de 12 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação