Jornal Correio Braziliense

Mundo

Merkel quer mais segurança sobre uso de dados das empresas chinesas

Em um discurso na Universidade Keio de Tóquio, Merkel citou um grande debate na Alemanha sobre a conveniência de usar telefones da Huawei, enquanto crescem os pedidos para evitar que empresa participe no desenvolvimento das redes 5G

A chanceler alemã Angela Merkel pediu nesta terça-feira (5/2) mais medidas para garantir que as empresas chinesas não fornecem dados privados a Pequim, em um momento de inquietação com os dispositivos da fabricante Huawei.

Em um discurso na Universidade Keio de Tóquio, Merkel citou um grande debate na Alemanha sobre a conveniência de usar telefones da Huawei, enquanto crescem os pedidos para evitar que empresa participe no desenvolvimento das redes 5G.

A Alemanha demonstrou prudência até o momento e o organismo de supervisão da tecnologia indicou que não observou provas de que a Huawei utilize seus produtos para espionar a serviço da China.

Merkel, no entanto, afirmou que é necessário conversar com Pequim para "assegurar que a empresa não entrega todos os dados de uso ao Estado chinês, mas há salvaguardas".

As salvaguardas, disse Merkel, devem servir para garantir que "quando você trabalha na Alemanha o Estado chinês não pode acessar os dados de todos os produtos chineses".

Merkel faz uma visita de dois dias ao Japão. Ela já se reuniu com o primeiro-ministro Shinzo Abe e o imperador Akihito.