Mundo

Turquia condena dia de recordação do genocídio armênio anunciado por Macron

A Turquia rejeita o uso do termo genocídio e cita massacres recíprocos durante uma guerra civil, assim como a fome que deixou milhares de mortos dos dois lados

Agência France-Presse
postado em 06/02/2019 11:09

Na foto, Erdogan e Macron

A Turquia criticou nesta quarta-feira (4/2) a decisão do presidente francês Emmanuel Macron de criar um dia de recordação do "genocídio" armênio de 1915, um termo rejeitado pelo governo turco.

"Condenamos e rejeitamos as tentativas do senhor Macron, que tem problemas políticos em seu país, de transformar em questão política alguns fatos históricos", afirmou em um comunicado o porta-voz da presidência turca, Ibrahim Kalin.

Macron anunciou na terça-feira que a França, que tem uma importante comunidade armênia, "transformará nas próximas semanas o 24 de abril em um dia nacional de recordação do genocídio armênio".

Os armênios calculam que 1,5 milhão de pessoas morreram de maneira sistemática em ações das tropas do império otomano durante a I Guerra Mundial.

A Turquia rejeita o uso do termo genocídio e cita massacres recíprocos durante uma guerra civil, assim como a fome que deixou milhares de mortos dos dois lados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação