Mundo

Catar promete reforma da legislação trabalhista após críticas

A Anistia Internacional alertou que o Catar poderia não cumprir suas promessas de melhorar as condições de centenas de milhares de trabalhadores imigrantes no país antes do início da Copa do Mundo, em 2022

Agência France-Presse
postado em 06/02/2019 13:29

Catar promete reforma da legislação trabalhista após críticas. A Anistia Internacional alertou que o Catar poderia não cumprir suas promessas de melhorar as condições de centenas de milhares de trabalhadores imigrantes no país antes do início da Copa do Mundo, em 2022

O Catar prometeu nesta quarta-feira completar a reforma de sua legislação trabalhista para melhorar as condições dos trabalhadores, após as críticas da Anistia Internacional (AI).

Na terça-feira (5/2), a ONG dos direitos humanos alertou que o Catar poderia não cumprir suas promessas de melhorar as condições de centenas de milhares de trabalhadores imigrantes no país antes do início da Copa do Mundo, em 2022.

A Anistia Internacional revelou em um relatório que, apesar das incipientes reformas, as condições de vida e de trabalho de muitos trabalhadores imigrantes no Catar seguem sendo difíceis. "O Catar entende que as mudanças são necessárias e segue decidido a aplicá-las o mais rapidamente possível, velando ao mesmo tempo para que sejam eficientes e adaptadas às condições de nosso mercado de trabalho", respondeu nesta quarta-feira em comunicado o governo catariano.

"Uma mudança eficiente e duradoura leva tempo e é a isso que nos comprometemos", completaram as autoridades do país.

A Anistia Internacional pede ao Catar que reforce e faça respeitar as leis sociais, que aumente o salário mínimo dos trabalhadores imigrantes e que acabe com as práticas de algumas empresas de confiscar os passaportes de seus funcionários.

A ONG pede também o fim do sistema chamado de "kafala", ou de apadrinhamento, que deixa os trabalhadores estrangeiros a mercê de seus empregadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação