A primeira-ministra britânica, Theresa May, pediu nesta terça-feira (12/2) aos deputados de seu país que ;controlem os nervos;, enquanto ela tenta obter de Bruxelas novas concessões sobre o acordo do Brexit, a menos de dois meses do divórcio.
May deve discursar na Câmara dos Comuns para informar os deputados sobre a evolução dos encontros com os colegas europeus para tentar modificar o tratado de saída, cuja versão final foi rejeitada pelo Parlamento em janeiro. "As conversações estão em uma etapa crucial", deve afirmar a primeira-ministra, de acordo com trechos do discurso antecipados por Downing Street.
"Todos temos que controlar nossos nervos para obter as mudanças que esta Câmara pediu e realizar o Brexit na data prevista", ou seja, 29 de março.
Theresa May não consegue obter concessões sobre os dispositivos relacionados com a salvaguarda prevista para evitar o retorno de uma fronteira dura entre a República da Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte.
Os partidários do Brexit rejeitam este dispositivo porque consideram que significaria que o país permanece ligado à União Europeia. Os líderes europeus rejeitaram até o momento modificar o acordo.