Mundo

Holanda montará centro de ajuda à Venezuela em Curaçao

O ministro das Relações Exteriores, Stef Blok ainda não deu datas de quando o serviço começará a funcionar

Agência France-Presse
postado em 14/02/2019 12:31

Imigrantes Venezuelanos

O governo holandês montará um centro de distribuição de ajuda humanitária para a Venezuela na ilha caribenha de Curaçao, anunciou o ministro das Relações Exteriores, Stef Blok.

O presidente ressaltou que a Venezuela precisa desse tipo de ajuda. "Por essa razão, Holanda e Curaçao decidiram facilitar a distribuição de ajuda humanitária em Curaçao, em estreita cooperação com o presidente interino da Venezuela (Juan) Guaidó e os Estados Unidos", apontou.

Blok não informou quando esse centro de distribuição começará a operar, mas, em uma carta ao Parlamento holandês, explicou que "as modalidades exatas serão elaboradas posteriormente". Momentos depois, o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, elogiou a decisão holandesa e disse que a iniciativa "beneficiará o povo da Venezuela".

Bolton também parabenizou a Holanda pela doação de um milhão de euros (1,1 milhão de dólares) ao Comitê da Cruz Vermelha, anunciada esta semana. A Holanda é um dos cerca de 50 países que reconhecem Guaidó como presidente interino da Venezuela.

A oposição venezuelana e vários países pedem que o presidente Nicolás Maduro permita a entrada da ajuda humanitária dos Estados Unidos.

Durante um ato público da oposição, realizado na terça-feira, Guaidó prometeu que a ajuda americana, que está estacionada em território colombiano, entrará na Venezuela em 23 de fevereiro.

Maduro, por sua vez, acusa os Estados Unidos de usar o bloqueio das remessas de ajuda humanitária como pretexto para uma invasão militar da Venezuela.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação