Mundo

Emiliano Sala é velado no clube argentino que o revelou

O ginásio do clube foi reservado para a realização do velório reunindo familiares, amigos e moradores da cidade

Agência France-Presse
postado em 16/02/2019 15:19
O ginásio do clube foi reservado para a realização do velório reunindo familiares, amigos e moradores da cidade
O clube San Martin de Progreso, palco das primeiras façanhas de Emiliano Sala, homenageou neste sábado o jogador argentino, que morreu em um acidente de avião no dia 21 de janeiro no Canal da Mancha.

O ginásio do clube foi reservado para a realização do velório reunindo familiares, amigos e moradores desta cidade de 3.000 habitantes, 500 km ao norte de Buenos Aires, assim como emissários dos clubes Nantes da França e Cardiff do Reino Unido, no qual não chegou a jogar depois de assinar seu contrato milionário de transferência.

"Emi, você nunca vai andar sozinho", dizia uma mensagem em uma grande bandeira pendurada em frente à sede do clube.

"As pessoas podem se reunir em torno de seu caixão, colocar uma carta, um desenho, uma flor. Ele representou muito para nós. Neste povoado, o Emi foi a celebridade, o único jogador de futebol que triunfou para se tornar um profissional", disse à AFP o presidente do clube, Daniel Ribero.

Os moradores de Progreso lembram de Emiliano andando de bicicleta, correndo para treinar, chutando a bola. Quando começou a fazer gols no campeonato francês, o desafio constante era encontrar um vídeo da jogada dos gols.

"É difícil ver o caixão", disse emocionado, o prefeito de Progreso, Julio Muller. "Ele representou muito para nós. Era um garoto impecável. Amamos futebol aqui e ele era o único que conseguiu se tornar um jogador profissional, e na Europa. Então ele era admirado por todos", acrescentou Muller.

"Damos o adeus que ele merece", disse ainda o prefeito. "Emi, por Progreso... Todos nós nos sentimos Emiliano Sala", declarou, muito emocionado.

O jogador morreu aos 28 anos quando o avião monomotor que o levava de Nantes a Cardiff, no País de Gales, caiu no Canal da Mancha, no dia 21 de janeiro.

Seu corpo foi resgatado cerca de duas semanas depois no fundo do mar e repatriado na sexta-feira a Buenos Aires e em seguida, à província de Santa Fe (no centro-leste do país), onde fica a cidade de Progreso.

A milhares de quilômetros de Progreso, o Nantes joga contra o Monaco neste sábado fora de casa: os jogadores planejaram duas homenagens, uma antes do jogo e outra aos nove minutos, em memória do número na camisa da Sala.

O zagueiro do Nantes, Nicolas Pallois, amigo de Sala, obteve permissão do técnico Vahid Halilodzic para não disputar o jogo da liga e ir a Progreso, junto com o secretário-geral do clube francês, Lo;c Morin.

Também compareceram ao funeral dois representantes do Cardiff, clube que havia contratado o argentino por 17 milhões de euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação