Mundo

Chile propõe criação de novo bloco sul-americano

Ainda em frase exploratória, a proposta foi levada aos presidentes do resto dos países sul-americanos e pode ser abordada em uma cúpula de presidentes no Chile, cuja data ainda não foi determinada

Agência France-Presse
postado em 17/02/2019 14:35
Ainda em frase exploratória, a proposta foi levada aos presidentes do resto dos países sul-americanos e pode ser abordada em uma cúpula de presidentes no Chile, cuja data ainda não foi determinada
O Chile propôs iniciar um diálogo entre os governos da América do Sul para a criação de um novo bloco regional, assunto que pode ser tratado em uma próxima cúpula de presidentes em Santiago, segundo confirmaram fontes da Chancelaria chilena à AFP.

A proposta de criar um novo bloco foi apresentada durante uma reunião sobre a "integração sul-americana" realizada na segunda-feira na Chancelaria chilena, à qual compareceram representantes dos governos sul-americanos, menos da Venezuela, indicou a fonte, que pediu anonimato.

Ainda em frase exploratória, a proposta foi levada aos presidentes do resto dos países sul-americanos e pode ser abordada em uma cúpula de presidentes no Chile, cuja data ainda não foi determinada.

Durante a reunião, o chanceler chileno, Roberto Ampuero, manifestou a necessidade de "impulsionar uma iniciativa de integração sul-americana", segundo indicou um comunicado no site do ministro das Relações Exteriores do Chile.

"A integração sul-americana continua sendo a via indicada para fomentar o desenvolvimento sustentável e construir um futuro melhor para os nossos povos", acrescentou.

A criação do novo bloco teria como objetivo substituir a atual União de Nações Sul-americanas (Unasul), que entrou em funcionamento em 2011 e foi impulsionada pelos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Hugo Chávez (Venezuela), segundo publicou neste domingo uma reportagem do jornal El Mercurio.

A Unasul atravessa uma crise já que a sua continuidade foi colocada em dúvida após, no ano passado, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru decidirem suspender a sua participação nesta instância até que fosse eleito um novo secretário-geral em substituição ao colombiano Ernesto Samper, que terminou seu mandato em janeiro de 2017.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação