Mundo

Primeiro veículo espacial israelense decola esta semana para a Lua

O veículo de 585 quilos será enviado ao espaço pelo foguete Falcon 9 da companhia americana SpaceX

Agência France-Presse
postado em 18/02/2019 14:59
O veículo de 585 quilos será enviado ao espaço pelo foguete Falcon 9 da companhia americana SpaceX
O primeiro veículo espacial israelense vai decolar na quinta-feira para a Lua, onde o artefato, financiado com fundos privados, recolherá dados sobre a formação do satélite, anunciaram nesta segunda-feira os responsáveis pela operação.

O lançamento vai acontecer em Cabo Canaveral (Flórida, Estados Unidos) na quinta-feira às 20H45 (22H45 no horário de Brasília), informaram a SpaceIL e Israel Aerospace Industries em coletiva de imprensa em Tel Aviv.

O veículo de 585 quilos será enviado ao espaço pelo foguete Falcon 9 da companhia americana SpaceX. Vai pousar em 11 de abril, segundo o comunicado.

O artefato carrega uma cápsula com discos digitais com desenhos de crianças, canções e imagens de símbolos israelenses, recordações de um sobrevivente do Holocausto e uma Bíblia. A cápsula será deixada na Lua como testemunho para as gerações futuras.

Até o momento, apenas Rússia, Estados Unidos e China tinham enviado artefatos à Lua. Doze astronautas americanos pisaram no satélite em seis missões entre 1969 e 1972.

O artefato, batizado Bereshit (Gênesis em hebreu), está equipado com instrumentos para medir o campo magnético e recolher dados que permitirão compreender melhor a formação da Lua. As informações serão compartilhadas com a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação