Mundo

Saiba quais são os melhores países para morar depois de aposentado

Ranking é feito anualmente pela publicação International Living. Em 2019, entre os 10 primeiros colocados, seis ficam na América Latina

Fernando Jordão
postado em 19/02/2019 10:00
Ribeira, em Porto, Portugal
Se aposentar e levar uma vida tranquila é o sonho de quase todas as pessoas. Para que ele se torne realidade, porém, é importante escolher bem uma cidade que ofereça as condições para tal.

Pensando nisso, a publicação International Living aponta, anualmente, os melhores lugares do mundo para curtir a aposentadoria. Neste ano, 25 cidades foram avaliadas, com base em 13 critérios relativos à facilidade de obtenção de visto, sistema de saúde, clima e custo de vida.

A boa notícia para os brasileiros é que, dos 10 melhores países, seis ficam na América Latina. Confira a lista abaixo:
[FOTO1338094]
Leia também:

10 - Espanha

Considerada um dos melhores destinos europeus para quem quer curtir uma praia, a Espanha destacou-se no aspecto climático da avaliação. Também chamaram a atenção dos avaliadores a boa e barata comida espanhola, o eficaz serviço de trens e a receptividade do povo local.

9 - Tailândia

O baixo custo de vida e o bom sistema de saúde, principalmente, colocam a Tailândia no 9; lugar da lista. A proximidade e a facilidade de se chegar a outros países da Ásia também mereceram destaque. Obviamente, as paisagens exuberantes também devem ser levadas em consideração.

8 - Peru

Turistas do mundo inteiro vão ao Peru para explorar Machu Picchu. Os aposentados, porém, podem desfrutar dos quilômetros de litoral que o país oferece. Sem falar na excelente e variada gastronomia do país. Tudo isso com alguns dos custos mais baixos do planeta.


7 - Portugal

Queridinha dos brasileiros nos últimos anos, a terra de Camões foi bem avaliada na facilidade em se conseguir um visto. A publicação internacional cita a necessidade de falar português como uma dificuldade. Para os brasileiros, porém, é mais um motivo para escolher o país. Também são citados como pontos positivos o baixo custo de vida e a segurança.

6 - Colômbia

O clima primaveril durante o ano todo é o principal motivo para escolher a Colômbia. Outros atrativos são a biodiversidade do país e a facilidade de se obter um visto. O custo de vida, por sua vez, varia conforme a região escolhida.

5 - Malásia

Melhor colocada da lista fora da América Latina, a Malásia se destaca pelo bom sistema de saúde e pela facilidade de se conseguir um visto. O custo de vida também foi considerado atrativo, bem como as belas paisagens e a facilidade de se chegar a outros países da Ásia.

4 - Equador

O grande atrativo do Equador foi a diversidade do país. Nele você pode encontrar lugares quentes e outros com clima clima mais ameno, por exemplo. A comida, as belezas naturais e a amistosidade do povo também contam pontos.

3 - México

As diferenças de temperatura em vários pontos do país também são destaque no México. Além disso, o sistema de saúde é acessível, o povo é receptivo e a cultura está por todos os lugares. Sobre paisagens naturais, basta dizer que é lá que fica Cancún.

2 - Costa Rica

Clima tropical, custo de vida baixo e belas paisagens. A Costa Rica oferece tudo isso. A International Living ainda destacou no país a receptividade dos cidadãos e o fácil acesso a serviços de saúde.

1 - Panamá

Moderno, conveniente e perto dos Estados Unidos. Foi assim que a publicação definiu o Panamá, primeiro lugar da lista. O país ainda tem bons custo de vida, comida, bebida e entretenimento. Também foi o único da lista a tirar nota máxima no aspecto obtenção de visto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação