Mundo

Diretor criativo da Chanel, Karl Lagerfeld morre aos 85 anos

A causa da morte não foi divulgada inicialmente, mas Lagerfeld apresentava sinais de uma saúde debilitada nas últimas semanas

Silvana Sousa*
postado em 19/02/2019 09:00

Morre o estilista Karl Lagerfeld, diretor criativo da ChanelO estlista alemão Karl Lagerfeld, um dos maiores nomes do mundo da moda, responsável pela direção criativa da grife Chanel, morreu na manhã desta terça-feira (19/2), aos 85 anos, em um hospital de Paris.


A causa da morte não foi divulgada, mas Lagerfeld vinha apresentando sinais de uma saúde debilitada. Em janeiro, o designer foi obrigado a interromper a tradição e não compareceu ao desfile da Chanel, onde trabalhava desde 1983, na Semana de Moda de Paris. A marca afirmou na ocasião que o motivo da ausência era "apenas cansaço".


[FOTO1338254]

Karl Lagerfeld nasceu em 10 de setembro de 1933, em Hamburgo. Era filho de Christian Lagerfeld, empresário sueco conhecido por introduzir o consumo do leite condensado na Alemanha.

Talento precoce

A paixão por moda foi uma constante, que acompanhou o estilista desde cedo. Mudou-se para Paris em 1953 e não demorou para chamar a atenção com suas criações, que lhe renderam o Prêmio Internacional Woolmark, honraria que dividiu com Yves Saint Laurent, um dos principais nomes da moda do século 20.

Depois da premiação, Pierre Balmain o contratou como assistente, em 1962. No ano seguinte, Lagerfeld criou e assinou uma linha de roupas e acessórios para a Chloé, grife na qual trabalhou por 20 anos. A consagração absoluta chegou ao ser convidado para ser o diretor artístico da Chanel, cargo que ocupou até sua morte.

Além do talento para moda, Lagerfeld também desenvolveu trabalhos em outras áreas de interesse. Em 1998, abriu a própria galeria de fotografia em Paris. Em 2004, fez história ao assinar uma coleção de 30 peças para a H, que esgotou em poucas horas.

Reações à morte

A notícia da morte do estilista alemão provocou consternação ente seus admiradores. Nas redes sociais, as menções a Karl Lagerfeld chegaram ao topo dos assuntos mais comentados do twitter mundial.


Muitos especulam sobre o fururo da Chanel depois de sua morte. "A morte de Karl Lagerfeld representa o fim de uma era da moda e nos fazer questionar: o que será da Chanel agora? O legado de Karl é imenso. Poucas pessoas da indústria fizeram o que ele fez. Inclusive, ele é um dos primeiros de sua geração a entender a moda como uma indústria", questinou um internauta.

Colegas de profissão o homenagearam e lamentaram sua morte. "Acordando em um mundo sem Karl. Tão triste. E estranho. Ele foi uma grande inspiração para mim, inegavelmente um talento único e extraordinário. Respeito. Descanse em paz", escreveu no Instagram o designer americano Marc Jacobs.

"Este é um dia verdadeiramente triste. Dizer que eu conheci esse homem gentil que mudou a forma como todos nós olhamos para o mundo é uma honra", afirmou a inglesa Stella McCartney.

*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação