Mundo

Fim do estado de emergência em arquipélago russo por invasão de ursos

O estado de emergência havia sido decretado após a invasão de dezenas de urso polares agressivos, afetados pela mudança climática e o degelo

Agência France-Presse
postado em 19/02/2019 13:21

Fim do estado de emergência em arquipélago russo por invasão de ursos

As autoridades russas encerraram nesta terça-feira (19/2) o estado de emergência em um arquipélago do Ártico após uma invasão de dezenas de urso polares agressivos, afetados pela mudança climática e o degelo.

O arquipélago de Novaya Zemlya, território russo do nordeste do país com 3.000 habitantes, enfrenta o fenômeno desde dezembro. O estado de emergência não foi, no entanto, decretado até 10 de fevereiro, depois que vários ursos atacaram moradores e entraram em prédios.

As autoridades locais justificaram em um comunicado a suspensão do alerta graças à "redução significativa do número de ursos brancos nos arredores das zonas habitadas". "A invasão de ursos polares nos territórios habitados acabou", afirmaram as autoridades.

Unidades especiais terão a responsabilidade de manter os animais à distância em caso de invasões isoladas ou em pequenos grupos.

De acordo com os moradores, quase 50 ursos polares perambulam regularmente por Belushya Guba, a maior cidade do arquipélago, onde existe uma base militar russa. Alguns deles registram comportamentos agressivos.

Os ursos polares foram afetados pelo aquecimento global e o degelo do Ártico, o que obriga os animais a passar mais tempo fora do gelo para buscar comida. São considerados uma espécie em risco e na Rússia sua caça está proibida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação