Mundo

Exército da Venezuela está em alerta na fronteira com a Colômbia

De acordo com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, há uma tentativa de ingerência no país, liderada pelos Estados Unidos

Agência Brasil
postado em 20/02/2019 11:55

Mantimento foram embargados na fronteira. Maduro acusa que ajuda humanitária seria pretexto para invasão do país por forças estadunidenses

O exército da Venezuela está alerta contra quaisquer violações de fronteira, segundo o ministro venezuelano da Defesa, Vladimir Padrino Lopez. De acordo com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, há uma tentativa de ingerência no país, liderada pelos Estados Unidos.

Ministros têm declarado publicamente resistência ao suposto movimento externo de interferência. "As Forças Armadas permanecerão desdobradas e em alerta ao longo das fronteiras, como ordenou nosso comandante-em-chefe [Nicolás Maduro], para evitar qualquer violação da integridade territorial", disse Padrino, em um comunicado.

O ministro afirmou que o exército não aceitará um governo "fantoche" ou ordens de qualquer poder do governo estrangeiro em referência ao autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó. Guaidó se autoproclamou presidente interino no último dia 23, obtendo apoio de muitos países, como o Brasil, e liderando um movimento para angariar ajuda humanitária para Venezuela.

Na terça-feira (19/2), em Brasília, o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, anunciou a instalação de centrais de distribuição de doações em Boa Vista e Pacaraima.

O governo brasileiro pretende enviar alimentos e medicamentos para a população venezuelana. Delegações de parlamentares da Europa e dos Estados Unidos reclamaram da imposição de obstáculos para ajuda humanitária.


*Com informações da DW, agência pública de notícias da Alemanha

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação