Mundo

Governo venezuelano suspende saídas em todos os portos

O governo da Venezuela suspendeu as saídas de embarcações de todos os portos do país ante a chegada de ajuda humanitária

Agência France-Presse
postado em 20/02/2019 18:36
O governo da Venezuela suspendeu as saídas de embarcações de todos os portos do país ante a chegada de ajuda humanitária
Caracas, Venezuela - O governo da Venezuela suspendeu, nesta quarta-feira, as saídas de embarcações de todos os portos do país até 24 de fevereiro, ante a chegada de ajuda humanitária anunciada pelo líder opositor Juan Guaidó para sábado.

Um documento de instrução militar, ao qual a AFP teve acesso, informa a "suspensão das partidas de embarcações de todos os portos" por razões de segurança, mas não explica o que acontecerá com as atracações.

De acordo com a nota, esses relatórios indicam que "grupos do crime organizado" e "geradores de violência" planejam realizar "ações" que podem servir para "criar falsos positivos e culpar o governo" e a Força Armada.

A nota, que afirma que somente são permitidas partidas de emergência, é assinada pelo comandante da autoridade militar da defesa de Vargas, estado onde fica La Guaira, principal porto do país.

Reconhecido por 50 países como presidente interino da Venezuela, Guaidó disse na quarta-feira que fará brigadas de voluntários que irão a vários pontos nos estados de Táchira (oeste) e Bolívar (sul), na fronteira Cucuta (Colômbia) e Roraima (Brasil).

Ele também mencionou o porto Puerto Cabello e La Guaira, embora o governo na terça-feira tenha ordenado o fechamento das fronteiras marítimas e aéreas de Aruba, Bonaire e Curaçao, ilha onde a ajuda também é armazenada.

A grande incógnita é como eles vão passar a ajuda se Maduro, apoiado pela Força Armada, a rejeitou, chamando-a de "esmola", "show político" e porta para uma invasão militar dos EUA.

"Por mar e por terra... Devemos abrir o canal humanitário, sim ou sim", disse o líder da oposição.

O chefe legislativo também convocou manifestações em todo o país para acompanhar as caravanas que irão para a fronteira e para mobilizar as guarnições militares.

O governo também pediu manifestações a seus apoiadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação