Mundo

Entregar ajuda à força na Venezuela teria "consequências sérias", diz China

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que o governo da Venezuela tem mantido calma e feito esforços para manter a paz doméstica e a estabilidade

Agência Estado
postado em 22/02/2019 10:52

[FOTO1]

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang criticou nesta sexta-feira (22/2) a iniciativa de alguns países, entre eles Estados Unidos e Colômbia, de enviar ajuda humanitária para a Venezuela, apesar do veto do presidente Nicolás Maduro. Segundo o funcionário de Pequim, isso poderia provocar "consequências sérias". "A China se opõe à intervenção na Venezuela e a qualquer comportamento que leve a tensões no país e mesmo provoque distúrbios", afirmou.


Geng disse que o governo da Venezuela "tem mantido calma" e feito esforços para "manter a paz doméstica e a estabilidade", a fim de evitar conflitos em larga escala. "Se a chamada ;ajuda humanitária; for entregue à força para a Venezuela, uma vez que um conflito violento for iniciado isso terá consequências sérias, que não estão previstas por todas as partes", alertou o porta-voz do governo chinês.

Maduro rechaça a ajuda externa, que poderia entrar pela Colômbia e pelo Brasil, e vê na iniciativa uma estratégia para enfraquecê-lo e derrubar seu governo. Líder oposicionista e autodeclarado presidente interino, Juan Guaidó tem pressionado para que o auxílio entre no país. Guaidó é apoiado por vários países da região, como Brasil, Colômbia e EUA, enquanto Maduro continua a ter o aval de China, Rússia e Turquia.

Ontem, Maduro anunciou o fechamento da fronteira terrestre com o Brasil e disse que pode fazer o mesmo com a fronteira colombiana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação