Mundo

Liderada por Guaidó, oposição quer levar ajuda ao território da Venezuela

Governo de Nicolás Maduro considera que ajuda humanitária é pretexto para intervenção americana no país

Agência France-Presse
postado em 23/02/2019 08:24
Governo de Nicolás Maduro considera que ajuda humanitária é pretexto para intervenção americana no país
Liderada por Juan Guaidó, a oposição venezuelana tenta neste sábado (23/2) fazer com que alimentos e remédios armazenados na Colômbia superem as barreiras de fronteira impostas pelo governo de Nicolás Maduro, que considera a ajuda humanitária um pretexto para uma intervenção militar americana.

Guaidó, de 35 anos e reconhecido por mais de 50 países como presidente interino da Venezuela, estará à frente da operação do lado colombiano da ponte internacional de Tienditas, que está bloqueada desde o início do mês por contêineres e outros obstáculos posicionados por soldados venezuelanos.

"Em 23 de fevereiro, um mês depois de ter assumido as competências como presidente encarregado, todo o povo da Venezuela estará nas ruas exigindo a entrada da ajuda humanitária", afirmou Guaidó, que entrou em território colombiano apesar de uma restrição anunciada pela justiça ligada ao chavismo que impedia sua saída do país.

O jovem opositor, que se autoproclamou presidente encarregado por ser presidente do Congresso venezuelano, apareceu de modo surpreendente no grande show organizado em Cúcuta para arrecadar fundos para as vítimas da dramática crise econômica da Venezuela.

Guaidó desafiará o bloqueio da fronteira acompanhado pelos presidentes da Colômbia, Iván Duque, do Paraguai, Mario Abdó, do Chile, Sebastián Piñera, além do secretário-geral da OEA, Luis Almagro, e do representante especial dos Estados Unidos para a Venezuela, Elliott Abrams.

Maduro ordenou na sexta-feira o fechamento temporário de mais três pontes que ligam os países pelo estado de Táchira (oeste), incluindo a Simón Bolívar, a principal passagem binacional de pedestres.

Apoiado pela Rússia, Maduro considera a entrada de ajuda o ponto de partida de uma intervenção militar de Washington. O presidente americano, Donald Trump, afirmou que todas as opções estão sobre a mesa no caso da Venezuela.

Guaidó atribuiu aos militares, base de apoio de Maduro, sua chegada na sexta-feira à cidade colombiana de Cúcuta, onde fica a ponte de Tienditas, centro de coleta de 600 toneladas de alimentos, kits de higiene e mediamentos enviados principalmente pelos Estados Unidos.

"Estamos aqui justamente porque as Forças Armadas também participaram neste processo", disse.

Outras toneladas de material estão no Brasil e em Curaçao.

O governo chavista fechou durante a semana a fronteira com o Brasil, onde na sexta-feira morreram dois indígenas e 15 ficaram feridos em confrontos com militares venezuelanos.

Dois caminhões com quase oito toneladas de ajuda humanitária saíram neste sábado de uma base aérea de Boa Vista (Roraima) rumo à fronteira com a Venezuela, informou a equipe que organiza a iniciativa.

O comboio, que deve percorrer 215 km até a linha que divide os dois países, está composto por caminhões venezuelanos dirigidos por cidadãos do país, com escolta da polícia brasileira.

Tanto Guaidó como Maduro convocaram seus simpatizantes para manifestações nas ruas neste sábado. O primeiro para acompanhar as caravanas, o segundo em apoio a seu governo e contra a "intervenção militar".


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação