Mundo

Trump diz que relação com Kim Jong Un é 'muito boa'

A declaração tranquilizou os ânimos, apesar do fracasso da cúpula realizada esta semana em Hanói, capital do Vietnã

Agência France-Presse
postado em 01/03/2019 12:29

Trump diz que relação com Kim Jong Un é 'muito boa'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (1/3) que a sua relação com o líder norte-coreano Kim Jong Un é muito boa, apesar do fracasso da cúpula realizada esta semana em Hanói, capital do Vietnã.

"Estou feliz em retornar do Vietnã, um lugar fantástico", escreveu Trump em sua conta no Twitter após seu retorno a Washington na quinta à noite.

"Tivemos negociações reais com Kim Jong Un: sabemos o que querem e eles sabem o precisamo ter", assegurou o presidente, ao se referir às árduas discussões sobre o programa nuclear norte-coreano.

"A relação é muito boa, veremos o que vai acontecer", concluiu, resumindo em uma frase a questão da Coreia do Norte.

Oito meses depois de sua primeira cúpula em Singapura, os dois líderes fizeram uma longa viagem para uma nova reunião presencial dedicada a resolver a espinhosa questão da desnuclearização da Coreia do Norte. Mas a reunião terminou sem anúncios devido a diferenças e eles se separaram sem declaração conjunta como originalmente planejado.

Ambas as partes se culparam pelo fracasso. Trump disse que Pyongyang exigiu o levantamento de todas as sanções impostas ao país por causa de seus programas nucleares e testes balísticos. No entanto, a Coreia do Norte disse que solicitou apenas um levantamento "parcial" dessas restrições.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação