Mundo

Eurocâmara tira imunidade parlamentar de Jean-Marie Le Pen

O eurodeputado recorreu à sua imunidade como deputado no Parlamento Europeu para não ser alvo de investigadores anticorrupção em junho de 2018

Agência France-Presse
postado em 12/03/2019 10:47

(FILES) In this file photo taken on January 27, 2016 (FILES) In this file photo taken on January 27, 2016 in Saint-Cloud, west of Paris, France's far-right Front National (FN) party founder Jean-Marie Le Pen poses for a photograph. Paris High Court is set to deliberate on March 27, 20108 on the appeal procedure of Jean-Marie Le Pen against his fine of 30,000 euros for having qualified again the gas chambers as

O Parlamento europeu suspendeu, nesta terça-feira (12/3), a imunidade parlamentar do eurodeputado francês Jean-Marie Le Pen, como exige a Justiça no âmbito de uma investigação sobre emprego fantasma.

Os eurodeputados votaram a favor do pedido da Justiça francesa durante uma sessão plenária em Estrasburgo, no nordeste da França. Esta é a quarta vez que o Parlamento Europeu suspende a imunidade de Le Pen, que estava ausente nesta terça-feira.

Eurodeputado desde a década de 1980, o ex-líder da Frente Nacional, uma legenda rebatizada como Associação Nacional, recorreu à sua imunidade como deputado no Parlamento Europeu para não ser alvo de investigadores anticorrupção em junho de 2018.

A Justiça está investigando o uso de fundos destinados à contratação de assessores na Eurocâmara para pagar o pessoal do partido de direita por vários anos.

Sua filha Marine Le Pen é alvo de investigação no mesmo caso. Os investigadores avaliaram em cerca de 7 milhões de euros a fatura deste caso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação