Publicidade

Correio Braziliense

Manifestantes marcham em Madri contra julgamento de separatistas

Os nove acusados podem enfrentar décadas na prisão por rebelião e outras acusações, por organizar, em outubro de 2017, um plebiscito ilegal e declarar a independência catalã


postado em 16/03/2019 16:05 / atualizado em 16/03/2019 16:40

Madri - Milhares de manifestantes realizam uma marcha neste sábado pelas ruas de Madri para apoiar políticos catalães e ativistas que estão sendo julgados pela tentativa de separar a comunidade autônoma da Espanha. Uma faixa que diz "autodeterminação não é um crime", abre a marcha.

Os nove acusados podem enfrentar décadas na prisão por rebelião e outras acusações, por organizar, em outubro de 2017, um plebiscito ilegal e declarar a independência catalã, embora não tenham tomado medidas para implementá-la. Muitos defensores acreditam que os acusados são "prisioneiros políticos".

Grandes protestos pró-independência foram realizados na região nordeste da Espanha e em algumas cidades europeias, mas a manifestação deste sábado é a primeira na capital espanhola. Os organizadores esperam 50 mil manifestantes, a maioria deles provenientes da Catalunha em cerca de 500 ônibus.
Fonte: Associated Press

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade