Mundo

Ex-presidente do Peru é preso alcoolizado na Califórnia

Os Estados Unidos ainda estão avaliando o pedido do Peru para extraditar Toledo

Agência Estado
postado em 19/03/2019 09:53

(FILES) In this file picture taken on July 28, 2001 Peru's new President Alejandro Toledo waves to his supporters after his inauguration in Lima. The Peruvian prosecutor's office opened a preliminary investigation against former presidents Pedro Pablo Kuczynski, Alan Garcia and Alejandro Toledo, accused of allegedlly receiving illegal contributions from the Brazilian construction company Odebrecht for their respective electoral campaigns, the public prosecutor said on June 10, 2018. / AFP / Eitan ABRAMOVICH

O ex-presidente peruano Alejandro Toledo, considerado um fugitivo no Peru, foi preso no domingo por estar bêbado em público no Condado de San Mateo, na Califórnia, e liberado ontem, segundo autoridades do Estado. Toledo, de 73 anos, estaria embriagado em um restaurante e teria sido conduzido à delegacia. As leis contra embriaguez são rígidas em algumas cidades da Califórnia.


Os Estados Unidos ainda estão avaliando o pedido do Peru para extraditar Toledo. A Justiça peruana acusa Toledo, que foi presidente do país de 2001 a 2006, de aceitar US$ 20 milhões da Odebrecht em troca de ajuda para que a empresa conseguisse contratos lucrativos. Toledo nega irregularidades.

O chefe de polícia de San Mateo informou "estar ciente dos problemas legais de Toledo" no Peru, mas acrescentou que "a existência de acusações somente no Peru não autorizam a prisão do sujeito nos EUA".

O Ministério das Relações Exteriores do Peru confirmou ontem ter recebido a informação sobre a prisão de Toledo, mas não quis fazer comentários. Em entrevista por telefone à Reuters, Toledo negou a prisão, descrevendo a informação como parte de uma "conspiração" orquestrada por seus adversários políticos peruanos. (Com agências)


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação