Mundo

Argentina preocupada com acordo Brasil-EUA para trigo

O acordo seria uma violação da tarifa externa comum do Mercosul que prejudica as exportações argentinas

Agência France-Presse
postado em 20/03/2019 13:27

Crédito: Keith Ewing/CC BY 2.0/Divulgação. Ciência. Campo de trigo: o grão sofrerá as maiores perdas com as mudanças climáticas.

O governo argentino demonstrou, nesta quarta-feira (20/3), sua preocupação com o acordo entre Brasil e Estados Unidos para a importação de trigo americano livre de taxas - uma violação da tarifa externa comum do Mercosul que prejudica as exportações argentinas.

O secretário de Governo da Agroindústria, Luis Etchevehere, disse à imprensa local que diante do cenário do Brasil comprar trigo fora do Mercosul, a Argentina vai "avaliar as ferramentas previstas que o Mercosul possui para analisar o caminho que devemos seguir", disse.

O presidente Jair Bolsonaro acordou na terça-feira (19/3) com seu equivalente americano, Donald Trump, a importação anual de 750.000 toneladas de trigo americano com tarifa zero, durante uma cúpula em Washington.

O acordo implica em isentar o trigo americano da tarifa de 10% que vale para as compras fora do mercado comum. Segundo os estatutos do Mercosul, o acordo entre Brasil e Estados Unidos deve ser levado para avaliação dos sócios de mercado comum: Argentina, Uruguai e Paraguai.

A Argentina é o principal fornecedor de trigo para o Brasil, com cerca de 6 milhões de toneladas ao ano, o que representa 1,4 bilhão de dólares em exportações.

Segundo estimativas da Associação Argentina do Trigo, o acordo representa um prejuízo de cerca de 300 milhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação