Mundo

Ameaçada, Theresa May mantém negociações de crise sobre o Brexit

May deve decidir quando, ou inclusive se, pedirá aos deputados que votem novamente sobre seu impopular acordo de divórcio com a UE, rejeitado de maneira esmagadora em duas ocasiões

Agência France-Presse
postado em 24/03/2019 15:15
May deve decidir quando, ou inclusive se, pedirá aos deputados que votem novamente sobre seu impopular acordo de divórcio com a UE, rejeitado de maneira esmagadora em duas ocasiões
A primeira-ministra britânica, Theresa May, manteve conversações de crise neste domingo com colegas conservadores para recuperar o controle em uma semana crucial para o Brexit e sob a ameaça iminente de perder o cargo.

De acordo com a imprensa britânica, em uma tentativa de fechar as fileiras, a primeira-ministra programou uma reunião na residência rural de Checkers com vários deputados conservadores, entre eles alguns eurocéticos veementes como o influente Jacob Rees-Mogg e o ex-ministro das Relações Exteriores Boris Johnson, que muitos acreditam que aspiram substituí-la na chefia de Governo.

Um porta-voz de Downing Street confirmou à AFP que May mantém conversas com os colegas.

Na segunda-feira, o governo deve revelar seus novo próximos passos.

May deve decidir quando, ou inclusive se, pedirá aos deputados que votem novamente sobre seu impopular acordo de divórcio com a UE, rejeitado de maneira esmagadora em duas ocasiões no Parlamento.

Também enfrenta a perspectiva de que os legisladores assumam o controle da agenda da Câmara dos Comuns com o objetivo de manter uma série das chamadas "votações indicativas" para revelar que apoio existe para outras opções.

"Organizar votações deste tipo seria a ideia mais ridícula, infantil e irreal que já vi", declarou o deputado conservador Marcus Fysh, favorável ao Brexit, cujos partidários temem que a Câmara dos Comuns aproveite o momento para recuar no projeto de saída da UE.

Em uma reunião de cúpula europeia celebrada esta semana, May conseguiu o apoio dos países do bloco para adiar a data do Brexit - fixada inicialmente para 29 de março - até 12 de abril.

Se Theresa May decidir finalmente submeter seu acordo aos deputados, a primeira-ministra terá que superar vários obstáculos.

Muitos esperavam que May convocaria uma nova votação no Parlamento, mas na sexta-feira ela deu a entender em uma carta aos deputados que isto pode não acontecer esta semana "se não existir apoio suficiente", o que parece provável.

"Voltaremos a apresentar quando tivermos certeza" (de ter o apoio necessário), confirmou neste domingo o ministro para o Brexit, Steve Barclay, à BBC.

Se Theresa May decidir finalmente submeter seu acordo aos deputados, a primeira-ministra terá que superar vários obstáculos.

O primeiro deles é a própria possibilidade de organizar a votação porque, segundo o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, não é possível enviar o acordo à votação sem mudanças no documento.

Alguns analistas consideram, no entanto, que as últimas decisões da UE podem ser consideradas alterações.

O segundo obstáculo para May é, caso finalmente a votação aconteça, convencer os deputados, depois de acusar os parlamentares de responsabilidade pelo bloqueio em um polêmico discurso na quarta-feira.

"Oportunidade perdida"

Em mais um sinal da crise política, o pequeno partido norte-irlandês DUP, que apoia May e permite que ela tenha uma frágil maioria no Parlamento, destacou que a chefe de Governo "perdeu uma oportunidade" de melhorar o acordo durante a reunião da UE.

Uma nova rejeição ao acordo poderia inclusive representar o fim da carreira política de Theresa May.

Criticada por todos os lados, a primeira-ministra poderia ser vítima de uma manobra para provocar sua queda, informa o jornal Sunday Times. De acordo com a publicação, ela poderia ser substituída pelo vice-premier David Lidington, um político pró-UE.

O jornal Mail on Sunday afirma que o posto poderia ser ocupado pelo ministro do Meio Ambiente, Michael Gove, favorável ao Brexit.

"Se estamos com problemas pelo Brexit é por culpa de Theresa May, é hora de que vá embora", afirmou o deputado europeu conservador Daniel Hannan ao Telegraph.

"O governo está bloqueado. A confiança na democracia afunda. Isto não pode continuar. Precisamos de um novo primeiro-ministro", escreveu no Twitter o deputado conservador George Freeman, ex-conselheiro de May.

"Mudar de governante não solucionará os problemas", respondeu o ministro das Finanças, Philip Hammond, ao canal Sky.

Já antecipando uma possível rejeição ao acordo, os 27 sócios europeus do Reino Unido apresentaram duas opções.

A primeira é que o Parlamento vote o acordo para que a saída da UE seja organizada, prolongando um pouco mais o prazo, até 22 de maio.

A segunda indica que se o acordo for rejeitado pela terceira vez, o Reino Unido teria até 12 de abril para decidir se organiza eleições ao Parlamento europeu. Se optar por organizar a votação, o país poderia solicitar um novo adiamento, com duração ainda indefinida.

Em caso contrário, aconteceria uma saída sem acordo, quase três anos depois do referendo de 23 de junho de 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação