Mundo

Avião de russo está na Venezuela entre rumores sobre chegada de militares

A aeronave está protegida por membros da Guarda Nacional no aeroporto

Agência France-Presse
postado em 24/03/2019 15:17
A aeronave está protegida por membros da Guarda Nacional no aeroporto
Um avião com bandeira da Rússia está no aeroporto de Maiquetía, em Caracas, constataram jornalistas da AFP neste domingo, em meio a rumores na imprensa local sobre o desembarque na Venezuela de um alto oficial e tropas russas.

A aeronave está protegida por membros da Guarda Nacional no aeroporto.

Segundo a imprensa local, dois aviões militares russos -um jato e um cargueiro- aterrizaram na tarde de sábado nesse terminal, transportando uma centena de militares liderados pelo general Vasily Tonkoshkurov, diretor de mobilização das Forças Armadas do país europeu.

De acordo com o jornal El Nacional, "35 toneladas de materiais" chegaram com a missão militar.

Contactadas pela AFP, nem autoridades venezuelanas nem a embaixada da Rússia em Caracas emitiram comentários.

Rússia e China, principais credores da dívida externa da Venezuela (estimada em 150 bilhões de dólares), tem sido dois dos maiores aliados do governo de Nicolás Maduro em meio a uma crescente pressão internacional para que ele abandone o poder.

A colaboração militar entre Caracas e Moscou fortaleceu desde o inicio do chavismo, com a compra de equipamentos e armamento militar.

Em dezembro passado, dois bombardeiros TU160, um avião de carga e outro de passageiros foram enviados pela Rússia para a Venezuela para participar de exercícios de defesa com a Força Armada venezuelana.

Esse colaboração avivou as tensões de Caracas com Estados Unidos e a vizinha Colômbia. O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, criticou os exercícios, acusando Moscou e Caracas de serem "dois governos corruptos desperdiçando fundos públicos e reprimindo a liberdade".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação