Mundo

Macron recebe visita do presidente chinês Xi Jinping em Paris

Os dois devem assinar vários acordos de cooperação nas áreas nuclear, aeroespacial e de energias renováveis

Agência France-Presse
postado em 25/03/2019 12:31
Os dois devem assinar vários acordos de cooperação nas áreas nuclear, aeroespacial e de energias renováveisO presidente francês, Emmanuel Macron, recebe nesta segunda-feira o colega chinês Xi Jinping em Paris, no momento em que o país busca forjar a unidade da União Europeia (UE) ante o avanço da China no continente.

Os dois devem assinar vários acordos de cooperação nas áreas nuclear, aeroespacial e de energias renováveis.

Na terça-feira, Macron e Xi terão um novo encontro, que também contará com a presença da chanceler alemã Angela Merkel e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para explorar "pontos de convergência" antes de uma reunião UE-China em abril em Bruxelas.

Em uma entrevista ao jornal Nice-Matin, o presidente francês afirmou que a "relação entre os dois países é um dos elementos de recomposição de um novo multilateralismo que nos permitirá estabelecer uma definição conjunta de uma nova ordem internacional".

Antes de um jantar com Macron no domingo, Xi visitou o principado de Mônaco, onde foi recebido pelo príncipe Albert II.

O presidente chinês visitou no sábado a Itália, que se tornou o primeiro país do G7 a assinar um acordo de participação no megaprojeto de infraestrutura chinês "Nova Rota da Seda".

União Europeia apreensiva

A abertura italiana aos investimentos chineses inquieta vários líderes europeus, críticos do governo populista italiano e temerosos da crescente influência da China.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação