Agência France-Presse
postado em 28/03/2019 09:49
Os deputados britânicos voltam a debater, nesta sexta-feira (29), o acordo do Brexit negociado pela primeira-ministra Theresa May, o qual já haviam rejeitado duas vezes - anunciou o governo nesta quinta, com a esperança de que isso leve a uma terceira votação.
"Amanhã, sexta-feira, 29 de março, haverá um debate sobre uma moção relativa à saída do Reino Unido da União Europeia", anunciou a representante do Executivo no Parlamento, Andrea Leadsom.
A expectativa agora é se o presidente da Câmara dos Comuns, o controverso John Bercow, aceita a realização de uma terceira votação, após ter dito, na semana passada, que o Parlamento não podia voltar a examinar uma proposta "sem alterações" durante a mesma sessão parlamentar.
"Reconhecemos que qualquer moção apresentada amanhã (sexta) deverá ser conforme as decisões do presidente", afirmou Leadsom.
Após combinar com Londres um curto adiamento da data do Brexit, inicialmente prevista para esta sexta, a UE advertiu que o Reino Unido deve adotar o Tratado de Retirada esta semana, caso deseje obter uma prorrogação do Brexit até 22 de maio.
Do contrário, deverá apresentar um plano B antes de 12 de abril, ou terá de lidar com um Brexit sem acordo.
Hoje, May prometeu a seus deputados renunciar depois que o país deixar a UE, na tentativa de convencer os rebeldes eurocéticos de seu Partido Conservador a adotarem este texto.