Publicidade

Correio Braziliense

Democrata diz que retórica de Trump remete à Alemanha nazista

Beto O'Rourke também lembrou como Trump atacou os imigrantes mexicanos, qualificando-os de 'estupradores' e se referiu a algumas pessoas que buscam entrar no país como 'animais'


postado em 05/04/2019 17:10

(foto: Don Emmert / AFP)
(foto: Don Emmert / AFP)
 
O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Beto O'Rourke, comparou os ataques de Donald Trump aos imigrantes à Alemanha nazista, dizendo em um evento de campanha que uma retórica similar poderia ser ouvida durante o Terceiro Reich.

Dirigindo-se a uma reunião do ajuntamento de Carroll, Iowa, na noite de quinta-feira, O'Rourke lembrou como Trump atacou os imigrantes mexicanos, qualificando-os de "estupradores" e se referiu a algumas pessoas que buscam entrar no país como "animais" e uma "infestação".

O ex-congressista pelo Texas também destacou outro comportamento preocupante de Trump, inclusive seu esforço por proibir a entrada de todos os muçulmanos no país e sua aparente defesa dos nacionalistas brancos em um comício na Virgínia, em 2017.

"Agora não nos surpreenderia se no Terceiro Reich outros seres humanos fossem descritos como uma infestação, como uma barata ou uma praga que se quereria matar", disse O'Rourke aos presentes, segundo um vídeo publicado em sua página no Facebook.

"Mas fazer isto em 2017 ou 2018 nos Estados Unidos não faz sentido".

Em um tuíte de junho passado, Trump repreendeu os democratas, chamando-os de "o problema" e disse que "não lhes importa o crime e querem que os imigrantes ilegais, sem importar se forem maus, venham e infestem nosso país como a MS-13", em alusão à Mara Salvatrucha, que costuma mencionar. A MS-13 é uma gangue criminosa particularmente violenta que atua nos Estados Unidos e na América Central.

O'Rourke ocupa o quarto lugar no campo democrata de pelo menos 17 candidatos, incluindo o senador liberal Bernie Sanders, e ao qual em breve poderá se somar o ex-vice-presidente Joe Biden.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade