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Novos caminhões deverão emitir 30% a menos de poluentes na UE até 2030

Em 2022, a Comissão Europeia deverá propor os novos objetivos para o período posterior a 2030.

Até 2030, os novos caminhões deverão emitir menos de 30% de dióxido de carbono (CO2) em relação aos níveis atuais na União Europeia (UE), em virtude da legislação aprovada nesta quinta-feira (18) pela Eurocâmara.

Por 474 votos a favor, 47 contra e 11 abstenções, os eurodeputados reunidos em Estrasburgo (França) aprovaram esta lei, um mês após concordar também em reduzir em 37,5%, até 2030, as emissões nos carros de passageiros.

Para os caminhões, a norma, a primeira para este tipo de veículo, estabelece que deverão circular emitindo menos 15% de dióxido de carbono, até 2025, e 30%, até 2030, em relação aos níveis de 2019.

Em 2022, a Comissão Europeia, o braço executivo da UE, deverá propor os novos objetivos para o período posterior a 2030.

Os fabricantes de caminhões também terão de investir em alternativas ao diesel e garantir que os veículos com emissões zero, ou baixas, representem pelo menos 2% das vendas da frota nova até 2025.

Estes objetivos "estão distantes de serem suficientes para alcançar as metas do Acordo de Paris", destacou a ONG especializada em poluição automobilística Transport.

O processo legislativo destes textos, seja sobre carros, ou sobre caminhões, foi marcado pela forte mobilização da indústria do setor, que ameaçava cortar postos de trabalho caso estabelecessem metas muito audaciosas.