Publicidade

Correio Braziliense

Novo Nafta terá impacto positivo 'moderado' nos EUA, diz estudo

Pesquisa foi realizada por um relatório independente e publicada nesta quinta-feira (18/4)


postado em 18/04/2019 18:11

(foto: Caio Gomez/CB/D.A Press)
(foto: Caio Gomez/CB/D.A Press)
O pacto comercial da América do Norte, chamado de T-MEC em espanhol e assinado no ano passado, terá um efeito positivo "moderado" na economia dos EUA, segundo um relatório independente publicado nesta quinta-feira (18/4)

Depois de um ano de duras negociações, Washington, Ottawa e Cidade do México assinaram em novembro um novo tratado para substituir o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) de 1994 e renovar as regras de indústria, comércio digital e direitos trabalhistas, entre outros setores. 

Mas o impulso para a economia dos Estados Unidos "provavelmente será moderado", já que a maioria das tarifas já caiu na região há 25 anos e porque a economia dos Estados Unidos é muito maior que a do México e do Canadá, segundo a Comissão de Comércio Internacional dos EUA.

O relatório também revela que o novo acordo provavelmente tornará os automóveis mais caros para os consumidores americanos e diminuirá as vendas.

Nesta quinta-feira, o governo do presidente Donald Trump tentou se antecipar às críticas sobre como o acordo afetará o setor automotivo, revelando novas previsões de que o USMCA geraria dezenas de bilhões em novos investimentos e mais de 70.000 novos empregos. 

O relatório divulgado nesta quinta-feira disse que o PIB total dos EUA aumentará em 0,35 ponto com o acordo e que os EUA ganharão 176.000 novos empregos em comparação com um cenário em que o atual acordo permanece em vigor.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade